Hera

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Filipa Oliveira
publicado em 10 setembro 2012
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, italiano, espanhol, Turco
Ouve este artigo
X
Imprimir artigo
Hera (by SquinchPix.com, Copyright)
Hera
SquinchPix.com (Copyright)

Hera (nome romano: Juno) casada com Zeus é a Rainha dos antigos Deuses Gregos. Hera representava a mulher ideal, era a deusa do casamento e da família, e protetora das mulheres no parto. Sempre fiel a Zeus, era famosa pela sua natureza ciumenta e vingativa, principalmente direcionada às amantes e aos filhos ilegítimos de Zeus.

Genealogia

Na mitologia grega, Hera era filha de Cronos e Reia e mãe de Ares (deus da guerra), Hebe (deusa da juventude) e de Ilítia (deusa do parto) com Zeus, e de Hefesto (deus da metalurgia), gerado de si própria como retaliação por Zeus ter gerado Atena de si próprio. Contudo, por o considerar demasiado feio, Hera atirou-o do Monte Olimpo, que ao cair no chão fica coxo. Noutras versões, é Zeus quem atira Hefesto dos céus precisamente por ser coxo. Seja como for, Hefesto, por rancor contra a mãe, prende-a num trono especial, de onde a liberta somente após a promesa da mão de Afrodite em casamento.

Remover publicidades
Publicidade

As Infidelidades de Zeus

HERA LUTOU CONSTANTEMENTE CONTRA A INFIDELIDADE DE ZEUS E ERA FREQUENTEMENTE CÉLERE NA VINGANÇA.

Hera lutou constantemente contra a infidelidade do marido Zeus e era frequentemente célere na vingança. Desta forma, Hera pune Leto, que estava grávida, ao prometer amaldiçoar qualquer local que lhe desse refúgio, e somente após meses de peregrinação conseguiu um lugar (Delos) para dar à luz o filho, o deus Apolo. Mesmo assim, Hera conseguiu que Ilítia prolongasse o trabalho de parto por nove meses.

Um mito muito popular envolvendo Hera, Zeus e Ió tem, igualmente, várias versões: em alguns relatos, a rainha dos deuses transformou Ió, uma das suas sacerdotisas e antiga princesa de Argos, numa vaca de forma a deter os avanços de Zeus; noutras versões, foi Zeus quem a transformou numa vaca branca, quer fosse para se encontrar secretamente com ela, quer fosse para persuadir Hera do seu desinteresse por Ió. Contudo, Hera descobriu o namoro, apoderou-se da vaca e pôs Argos, o gigante dos cem olhos, a guardá-la. Como resposta, Zeus empregou Hermes para adormecer Argos e matá-lo. Como consequência, e em memória, Hera colocou os seus 100 olhos nas asas de um pássaro - o pavão, e finalmente, para não ser superada, a deusa grega enviou um moscardo para constatemente importunar a infeliz Ió.

Remover publicidades
Publicidade

Outras vítimas do ciúme de Hera foram: Sémele, que enganada por Hera pediu a Zeus que se revelasse em todo o seu esplendor divino, e cuja visão imediatamente a destruiu; outra amante de Zeus que sofreu com a ira de Hera, foi Calisto ao ser transformada em ursa e caçada por Ártemis, mais tarde, Zeus condoído transformou-a numa constelação, a Ursa.

Para vingar a infidelidade de Zeus com Alcmena, Hera concentrou a sua ira contra o filho deles, Hércules (Herácles na mitologia grega): atrasou o seu nascimento para que o seu primo Euristeu pudesse reivindicar o trono de Tirinto; enviou duas serpentes para o matar em bebé enquanto dormia, e ensandeceu o herói levando-o a matar a própria mulher e filhos. Hera fez com que Euristeu impusesse ao herói os doze trabalhos, na esperança de que fossem fatais pela sua perigosidade: enviou a Hidra de Lerna contra os habitantes da cidade natal de Hércules, incitou as Amazonas contra o herói quando este foi buscar o cinto de Hipólita, mandou alguns dos ferozes monstros que ele teve que enfrentar - o leão que aterrorizou Nemeia e o dragão Ladon que protegia as sagradas macieiras da deusa, um presente de casamento de Gaia. No entanto, há o herói pan-helénico Jasão, famoso pelo Velocino de Ouro, que por ter ajudado Hera a atravessar um rio perigoso, quando disfarçada de velha, valeu-lhe a promesa de ela estar sempre por perto sempre que fosse necessário.

Remover publicidades
Publicidade

Elis Silver Stater
Estáter (Moeda) de Prata de Élis
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Finalmente, outras duas vítimas da rainha dos deuses como punição por tentarem seduzi-la foram Íxion, que foi amarrado a uma roda que girava eternamente no Hades, e Tício, que foi acorrentado a uma rocha e cujo fígado era comido diariamente por um abutre.

A Guerra de Troia

Tal como narra a Ilíada de Homero, Hera foi uma importante protagonista na história da Guerra de Troia, apoiando os Aqueus e, frequentemente, conspirando com outras divindades contra Troia, pois nunca perdoou o príncipe troiano Páris por ter escolhido Afrodite como a deusa mais bela. Na Ilíada, Hera menciona três cidades particularmente queridas: Argos, Esparta e Micenas (ou Mykene), e refere que em criança foi criada por Oceano e Tétis enquanto Zeus lutava com Cronos. Enquanto Homero descreve Hera como "de braços brancos", "de olhos de boi" e "Hera de Argos", Hesíodo, na Teogonia, descreve-a “de Argos” e mais frequentemte "de sandálias douradas".

Os Lugares Sagrados

Uma figura importante na religião grega, Hera era a patrona de Argos, onde havia um santuário desde meados do século VIII a.C, bem como um templo em Olímpia (650-600 a.C.), e , no século VII a.C., Tirinto foi um importante centro de culto. Em alguns relatos, Hera nasceu na ilha de Samos onde houve um centro de culto à deusa grega desde o período micénico, em meados do segundo milénio a.C., com a criação de um grande e próspero centro a partir do século VIII a.C. até o período romano. Nos séculos V e IV a.C., Hera era muito estimada em Élis havendo estáteres (moedas) cunhadas com a sua efígie. Por toda a Grécia, realizavam-se competições desportivas para mulheres em sua honra, as Heraia, bem como a recriação anual do casamento de Zeus com Hera, os festivais de casamento (hierogamia).

Remover publicidades
Publicidade

Temple of Hera, Selinus
Templo de Hera, Selinus
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Como era Hera representada na arte?

Com certeza, como uma das divindades mais importantes, Hera foi uma figura proeminente na arte grega antiga, particularmente na cerâmica ática de figuras vermelhas e negras. Contudo, dado não ter atributos específicos, é muito difícil de a distinguir das outras deusas, sendo geralmente representada sentada num trono e por vezes com uma coroa (polos), segura um cetro real e usa um véu nupcial. Ocasionalmente, também é retratada a segurar uma romã, um símbolo tradicional de fertilidade. Outras associações incluem o pavão (símbolo de orgulho) e o cuco (a forma que Zeus tinha na primeira vez que cortejou Hera) ambos os quais a deusa, supostamente, manteve como animais de estimação no Monte Olimpo - e finalmente, com a flor de lírio.

Hera como Juno (Cultura Romana)

Denominada Juno na cultura romana representa principalmente os bons atributos da família e do casamento fiel, sem a faceta ciumenta e vingadora da infidelidade, como Hera. Juno foi uma das deusas romanas mais importantes a par com Júpiter e Minerva; de fato, foi, igualmente, a patrona de Roma. Anualmente realizava-se o festival em sua homenagem, 'Matronália', no mês de junho (em honra ao seu nome) considerada a altura do ano como a mais auspiciosa para casar na cultura romana.

Remover publicidades
Publicidade

Perguntas e respostas

Hera é a deusa de quê?

Hera é a deusa grega do casamento, família e parto.

Zeus amava Hera?

Na mitologia grega, Zeus aparenta amar Hera, dado que o casal permaneceu junto, contudo Zeus é conhecido pelos seus muito casos amorosos e filhos ilegítimos.

Quem sofreu com as iras de Hera?

A vingança de Hera caiu sobre várias amantes e filhos ilegítimos de Zeus. Hera prometeu amaldiçoar a localidade que desse abrigo a Leto, transformou Ió numa vaca e Calisto numa ursa. Foi a criadora dos maiores obstáculos a Hércules ao enviar os mais diversos monstros para lutarem contra o herói.

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Filipa Oliveira
Tradutora e autora, o gosto pelas letras é infindável – da sua concepção ao jogo de palavras, da sonoridade às inumeráveis possibilidades de expressão.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é um escritor em tempo integral, pesquisador, historiador e editor. Os seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações partilham. Tem Mestrado em Filosofia Política e é o Diretor Editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2012, setembro 10). Hera [Hera]. (F. Oliveira, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10295/hera/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Hera." Traduzido por Filipa Oliveira. World History Encyclopedia. Última modificação setembro 10, 2012. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10295/hera/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Hera." Traduzido por Filipa Oliveira. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 10 set 2012. Web. 20 nov 2024.