Árabia

Definição

Moros
por , traduzido por Ana Carolina de Sousa
publicado em 28 abril 2011
Imprimir artigo PDF
Map of the Ptolemaic World (by J M Dent (1912), Public Domain)
Mapa do mundo ptolomaico
J M Dent (1912) (Public Domain)

Os antigos arabianos, ou árabes, como eram chamados pelos helenos, eram um povo semítico. Deve-se notar que os árabes não eram um único povo, mas múltiplos pequenos reinos e tribos. A Árabia era lar de grandes construtores de cidades e, igualmente, de nômades. Eles tiveram grande influência em muitas ocasiões na antiguidade.

Uma das primeiras menções aos árabes vem da Bíblia e da Torá. A tabuleta das nações menciona Sheba, Dedan e Qedar. Mais conhecida é a famosa e rica rainha de Sheba que visitou o reino de Salomão, também mencionada no Alcorão. Sheba, atualmente, é identificada com a antiga Saba, então o poder principal no que hoje é o Iêmen. Era conhecida por sua prosperidade, centros urbanos e construções manigficentes. Os Qedar são conhecidos por registros assírios sobre o pagamento de tributos do século VIII a.C. adiante, mas também como inimigos dos assírios nos anais de Asurbanipal. Os minoicos, também mencionados nos registros assírios, eram comerciantes famosos que controlavam a maior parte da área do Mar Vermelho e parecem ter tido contatos próximos com os egípcios, com quem comercializavam incenso. A cidade caravana de Tayma também era famosa; foi mencionada no século VIII a.C. por Asurbanipal pelo pagamento de tributos, e foi lar do rei babilônico Nabonido durante sua velhice.

Remover publicidades
Publicidade
O REINO NABATEU ALCANÇOU SEU ÁPICE NO PRIMEIRO SÉCULO A.C., QUANDO SE ESTENDEU DE DEDAN PARA DAMASCO.

Outros povos árabes famosos na época foram os gerrhans, do atual Bahrain, que parecem ter tido conexões de comércio naval com a Índia. Os outros grandes comerciantes do Norte eram os nabateus. Eles viviam no atual Jordão e substituíram os qedar como a entidade política mais poderosa da região. Sua capital era Petra, uma cidade maravilhosa esculpida na pedra, atualmente famosa como um lugar turístico. O reino nabateu alcançou seu auge no primeiro século a.C., quando se estendeu de Dedan para Damasco. Por volta de 106 d.C. tornou-se a província romana da Árabia, sob o nome de Arabia Petrea. Todavia, o homem mais rico dos árabes teria sido Hadramawt, que vivia nas terras ao sul e produzia incenso.

Na época do Império Romano, muito havia mudado na Árabia. Os minoicos não existiam mais, e o poder do antigo Iêmen tinha mudado também. Os himyar, uma tribo do sul, tornaram-se a nação governante ao conquistar todo o Iêmen. No norte, outra rainha árabe famosa, Zenobia, chegou ao poder. Ela expandiu o Império Palmirense e, inclusive, conquistou o Egito até ser capturada pelo imperador Aureliano. Gerrha era parte do Império Sassânida por volta do século IV d.C.

Remover publicidades
Publicidade

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Ana Carolina de Sousa
Ana Carolina é tradutora e revisora e graduanda de Tradução pela Universidade Federal de Uberlândia. Ela é apaixonada por línguas e literatura. Em seu tempo livre, gosta de ler e assistir séries históricas.

Citar este trabalho

Estilo APA

Moros. (2011, abril 28). Árabia [Arabia]. (A. C. d. Sousa, Tradutor). World History Encyclopedia. Recuperado de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-578/arabia/

Estilo Chicago

Moros. "Árabia." Traduzido por Ana Carolina de Sousa. World History Encyclopedia. Última modificação abril 28, 2011. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-578/arabia/.

Estilo MLA

Moros. "Árabia." Traduzido por Ana Carolina de Sousa. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 28 abr 2011, https://www.worldhistory.org/Arabia/. Web. 24 abr 2025.