Aquileia

8 dias restantes

Investir no ensino da História

Ao apoiar a nossa instituição de solidariedade World History Foundation, está a investir no futuro do ensino da História. O seu donativo ajuda-nos a capacitar a próxima geração com os conhecimentos e as competências de que necessita para compreender o mundo que a rodeia. Ajude-nos a começar o novo ano prontos a publicar informação histórica mais fiável e gratuita para todos.
$3432 / $10000

Definição

Donald L. Wasson
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em 17 agosto 2023
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, italiano, sérvio, Turco
Ouve este artigo
X
Imprimir artigo
Roman Ruins at Aquileia (by Zumzum~commonswiki, Public Domain)
Ruínas romanas em Aquileia
Zumzum~commonswiki (Public Domain)

Fundada por volta de 181-180 a.C. durante o período da República Romana, Aquileia era uma antiga cidade romana localizada na cabeceira do Mar Adriático, no Rio Natiso, a oeste da província romana de Ilíria. Inicialmente, a região era controlada pelos gauleses transalpinos como um caminho para possibilitar viagens pelos Alpes; de todo modo, devido à sua estratégica localização, a cidade se tornaria uma das maiores e mais ricas do Império Romano, com uma população de aproximadamente 100.000 pessoas, incluindo gregos, celtas, egípcios e judeus. Sua importância foi destacada quando Aquileia se tornou a capital administrativa de Venetia e Istria.

Uma vez que os romanos desejavam explorar as minas de ouro próximas, a localização de Aquileia servia de fortaleza industrial bem como um amortecedor contra as tribos gaulesas do norte. Ao logo dos anos, famílias se estabeleceram na área como reforço às guarnições estacionadas ali. Embora tenha sido saqueada frequentemente por estas tribos guerreiras vizinhas, tanto Júlio César quando Augusto (r. 27 a.C. – 14 d.C.) perceberam sua importância e fomentaram a cidade a prosperar. Algumas vezes chamada de Roma Secunda, a cidade serviu como centro de suplementos para o exército romano no sul. O futuro imperador Vespasiano (r. 69-79 d.C.) parou em Aquileia durante sua viagem para Roma após o suicídio/morte do imperador Otão durante o Ano dos Quatro Imperadores (69 d.C). O imperador Marco Aurélio (r. 161 – 180 d.C.) fez da cidade uma fortaleza primária. Depois que Átila, o huno, saqueou e destruiu a cidade em 452 d.C, muitos dos antigos moradores se mudaram para a vizinha Veneza.

Remover publicidades
Publicidade

Esta tradução baseia-se na versão antiga da definição. Se deseja traduzir a nova versão, não hesite em contactar-nos.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o autor

Donald L. Wasson
Donald ensina História Antiga, Medieval e dos Estados Unidos no Lincoln College (Normal, Illinois) e sempre foi e sempre será um estudante de História, dedicando-se, desde então, a se aprofundar no conhecimento sobre Alexandre, o Grande. É uma pessoa ávida a transmitir conhecimentos aos seus estudantes.

Citar este trabalho

Estilo APA

Wasson, D. L. (2023, agosto 17). Aquileia [Aquileia]. (J. Tenfen, Tradutor). World History Encyclopedia. Recuperado de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-682/aquileia/

Estilo Chicago

Wasson, Donald L.. "Aquileia." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. Última modificação agosto 17, 2023. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-682/aquileia/.

Estilo MLA

Wasson, Donald L.. "Aquileia." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 17 ago 2023. Web. 23 dez 2024.