Ensinando desde casa: Recursos gratuitos para pais e professores

Artigo

Jan van der Crabben
por , traduzido por Vívian Andrade Oliveira
publicado em 27 março 2020
Disponível : Inglês, espanhol
Imprimir artigo

As escolas estão fechadas na maioria dos países e todos precisam se adaptar à nova realidade de aprendizagem online. Não é fácil para os estudantes, os professores, os pais e afins. Aprender e ensinar desde casa requer uma abordagem diferente.

A Enciclopédia de História Antiga é uma organização que tem sido puramente online por mais de dez anos, e muitas aulas do trabalho online são transferíveis para a educação online. Em um nível mais pessoal, nossa família também tem feito educação domiciliar por muitos anos, e existem algumas dicas que eu gostaria de compartilhar com professores e pais que eu queria saber quando eu comecei.

Remover publicidades
Publicidade

Roman Relief of a Teacher & Three Pupils
Relevo Romano de um Professor & Três Pupilos
Carole Raddato (CC BY-NC-SA)

Mantenha Contato

Eu penso que as coisas chave em um tempo de transição são a comunicação e o entendimento. Todos estão se sentindo um pouco perdidos neste momento; estudantes e pais podem não ter certeza do que fazer corretamente, enquanto os professores precisam transferir seu currículo para online (mais fácil dizer do que fazer). Enquanto isso, todos os envolvidos precisam descobrir os desafios técnicos apresentados.

Existem ferramentas para ajudar com isso, e muitas escolas já estão as utilizando. Dentre os professores que usam a Enciclopédia de História Antiga, Google Classroom (Google Sala de Aula) é de longe a mais popular por ser fácil de usar e gratuita. Os professores podem organizar as aulas, designar trabalhos aos estudantes, revisar as respostas e dar feedback tanto individual quanto grupal. O Google acabou de lançar uma série tutorial intitulada Teach from Home (Ensinando desde Casa) no qual ele fornece tutoriais em vídeo sobre como usar o Google Sala de Aula. Também adicionamos o botão Enviar para o Google Sala de Aula para cada um dos nossos artigos, para tornar as coisas mais simples.

Remover publicidades
Publicidade

O Edmodo também é muito popular e oferece um guia para ensinar desde casa. Se a sua escola não está usando nenhum deles, crie uma conta você mesmo. Ou crie um grupo de Whatsapp ou Facebook com seus estudantes. Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias.

Enquanto as coisas estão sendo planejadas, os pais podem realmente ajudar os professores ao tomar as coisas com suas próprias mãos (o quanto for possível) e dar aos seus filhos materiais para aprender. Leia mais para algumas ideias abaixo.

Remover publicidades
Publicidade

Use Recursos Online

Isto é um pouco óbvio, mas recursos online agora são mais importantes do que nunca. A internet está cheia de excelentes recursos, e a Enciclopédia de História Antiga é um deles. Dê uma olhada em nossa seção de educação onde você pode encontrar Materiais gratuitos de ensino para download (vamos adicionar muitos outros recursos e atividades especificamente dedicados ao ensino online nas próximas semanas). Nós também temos um banco de dados crescente sobre links úteis para o ensino de história. Nossos artigos foram escritos para os níveis de ensino médio e ensino secundário (superior), e para estudantes mais jovens, você pode encontrar versões mais simples de muitos artigos no Newsela (você precisa inscrever-se para uma conta gratuita).

O Museu Metropolitano de Arte Heilbrunn Timeline of Art History é ótimo para explorar o passado (ele não é somente sobre arte). A American Historical Association tem muitos materiais de ensino tanto para História Mundial quanto para História da América. A Canadian Encyclopedia possui muitos ótimos materiais para ensino, não somente para nossos leitores canadenses. No Reino Unido, a Historical Association fez um material de ensino excelente disponível online. Para a história da filosofia, também existe a Internet Encyclopedia of Philosophy. Estudando Roma? A instituição americana para Cultura Romana tem uma plataforma de estudo online gratuita sobre Roma chamada Ancient Rome Live. Finalmente, você pode encontrar muitos materiais interessantes sobre arte e história no Google Arts & Culture.

Também há algumas ótimas coleções de recursos básicos, como a Fordham University's Internet History Sourcebooks, a National Archives, e Gutenberg.

Remover publicidades
Publicidade

Para matemáticas e ciências, Khan Academy te ajuda; eles ainda possuem cronogramas diários para crianças que estão aprendendo desde casa. Literatura? Nenhum problema: a British Library possui muitos recursos para ensinar literatura e história. Encontre milhares de livros gratuitos em OpenLibrary.org. A Audible está oferecendo free children's audiobooks. Para alunos mais velhos do ensino médio agora pode ser o momento de ter uma primeira aula de nível universitário no Coursera ou EdX!

Se você é membro da sua biblioteca local, cheque o website deles, muitas bibliotecas agora oferecem e-books. Alguns museus oferecem recursos gratuitos em seus sites. Não foque apenas em seu país - Veja o que está disponível globalmente!

Utilize Vídeo Online

O pais também precisam trabalhar... não sintam-se mal por fornecer a TV como parte do trabalho de aprendizado! Você também pode encontrar muitos vídeos excelentes no Youtube, para todos os assuntos e idades. Aqui estão ótimos canais:

Remover publicidades
Publicidade

Se você está disposto a pagar, ambos Netflix e Amazon possuem muitos shows educativos para crianças, bem como documentários de alta qualidade sobre a maioria dos assuntos. Há também Planet Knowledge e CuriosityStream cheios de documentários de alta qualidade.

Não exagere.

Isto é particularmente para pais que estão, nesse momento, ensinando seus filhos em casa, mas também para professores que passam tarefas.

Pais, dependendo de quanto suporte a escola oferece, os pais agora necessitam estar no comando do aprendizado de seus filhos. É normal sentir pressão ao incutir tanto ensinamento quanto possível a seu filho, mas lembre-se que o ensino individualizado é muito mais focado e eficiente; o montante de tempo que você precisa investir não está estabelecido (não é um dia inteiro de escola tradicional), mas depende muito do seu filho. Deixe as habilidades do seu filho te guiarem; o benefício do ensino individualizado é que você pode adaptar a velocidade do progresso ao estudante.

Remover publicidades
Publicidade

Professores, peguem leve com os pais. Não há necessidade de material para preencher um dia de escola já que as crianças são capazes de absorver muito mais informação em uma situação de ensino individualizado em casa sem a distração de colegas de sala. Dê a seus estudantes e aos pais deles alguma flexibilidade (dentro da razoabilidade) para ajudá-los a lidar com a situação e maximizar os resultados do aprendizado.

Em nossa família, nós abordamos quatro assuntos toda semana em sessões de 20 a 40 minutos cada. Somente fazemos as aulas pelas manhãs, o que é ótimo para ambos pais e filhos. Assim como na escola, nós temos um cronograma de qual "aula" acontecerá naquela hora e em qual dia. Algumas dessas aulas são online pelo Outschool (pago). Podemos ser flexíveis, claro, mas dessa maneira a criança se acostuma com um cronograma e os pais podem planejar seu dia de trabalho dentro dele.

Isso é muito bem sucedido para nós com crianças na idade de ensino fundamental; crianças mais velhas podem ser capazes de fazer mais e serem mais independentes na sua tarefa (ou não, todos sabemos como adolescentes podem ser). Isso realmente depende de seu filho. Idealmente, encontre algo que seu filho tenha interesse e faça-o explorar o assunto por conta própria o máximo possível. Existem alguns tópicos dos quais meu filho faz um trabalho muito melhor se eu deixá-lo fazer sozinho, por exemplo.

Remover publicidades
Publicidade

Se existir resistência, tente achar uma maneira de a contornar. Use os interesses dos seus filhos como um suporte; por exemplo, se seu filho ama animais, mas odeia matemática, você pode estruturar seus problemas com matemática ao estudar o crescimento da população de animais ao longo do tempo. Crianças mais novas podem fazer simples adições e subtrações de animais, enquanto crianças mais velhas podem trabalhar com funções e curvas de gráfico do crescimento ao longo do tempo.

Outras habilidades

Finalmente, não se esqueça que assuntos puramente acadêmicos não são tudo. Este é um bom momento para trabalhar com outras habilidades também! Enquanto esportes ao ar livre provavelmente não estão acontecendo mais, seu filho poderia fazer yoga em casa (Cosmic Yoga para as crianças mais novas Yoga with Adriene para as crianças mais velhas). Você também pode se inscrever em aulas online com Outschool, que abrange várias áreas incluindo artes, contação de histórias, e engenharia de Lego.

Ficamos sabendo sobre algumas crianças ensinadas em casa recebendo uma pequena quantia de dinheiro dos seus pais para montar um negócio online. Pode ser qualquer coisa, desde compra e venda de cartas de Pokemon no eBay, até vendas de designs de camisetas no Threadless. Alimento para reflexão...

Nota: Você irá encontrar a maioria dos links nesse artigo (e mais) na nossa seção de links úteis.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Vívian Andrade Oliveira
Vívian é uma estudante de psicologia, tradutora e professora de inglês. Interessada em história, encontrou no World History Encyclopedia uma maneira de aprender, traduzir e ajudar a levar o conhecimento no seu idioma.

Sobre o autor

Jan van der Crabben
Jan é o fundador e CEO da World History Encyclopedia, liderando esta organização sem fins lucrativos para melhor cumprir a missão de envolver pessoas com patrimônio cultural e melhorar a educação histórica em todo o mundo. Possui um MA em War Studies pelo King's College.

Citar este trabalho

Estilo APA

Crabben, J. v. d. (2020, março 27). Ensinando desde casa: Recursos gratuitos para pais e professores [Teaching From Home: Free Resources for Teachers and Parents]. (V. A. Oliveira, Tradutor). World History Encyclopedia. Recuperado de https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1531/ensinando-desde-casa-recursos-gratuitos-para-pais/

Estilo Chicago

Crabben, Jan van der. "Ensinando desde casa: Recursos gratuitos para pais e professores." Traduzido por Vívian Andrade Oliveira. World History Encyclopedia. Última modificação março 27, 2020. https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1531/ensinando-desde-casa-recursos-gratuitos-para-pais/.

Estilo MLA

Crabben, Jan van der. "Ensinando desde casa: Recursos gratuitos para pais e professores." Traduzido por Vívian Andrade Oliveira. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 27 mar 2020. Web. 30 mar 2025.