Na tradição ocidental, muitas frases e termos da Bíblia são utilizados como alegorias, metáforas, expressões idiomáticas, ou simplesmente para descrever as características de uma pessoa ou evento conhecido. Eles tornaram-se um elemento essencial da literatura e das descrições de situações da vida cotidiana. Aqui está uma lista das referências mais populares.
Faça-se a Luz
E Deus disse, 'Faça-se a luz', e a Luz foi feita. (Gênesis 1:3)
O termo é normalmente usado em uma explicação de descoberta, entendimento, ou esclarecimento. Ele também é usado para indicar "deixe que os fatos se tornem conhecidos."
Fruta Proibida
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: "De toda a árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)
A 'Fruta proibida' é algo que é muito desejado, mas proibido. Nesse sentido, ela pode ter resultados negativos.
Cair da Graça
A frase vêm da história da desobediência de Adão e Eva em Gênesis 3, o que resultou na sua queda da imortalidade no Jardim do Éden em mortalidade. Isso é repetido nas letras de Paulo, o Apóstolo:
Vocês que procuram justificar-se pela lei estão separados de Cristo; vocês caíram da graça de Deus. (Gálatas 5:4)
Ela é utilizada mais comumente para descrever um indivíduo de alto status social que encontrou-se em dificuldades financeiras ou que agora foi excomungado.
No Suor do Teu Rosto & das Cinzas às Cinzas, do Pó ao Pó
Parte da punição de Adão foi trabalhar nas terras, o que sempre seria uma dificuldade.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que retornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó retornarás (Gênesis 3:19).
Frequentemente uma parte dos rituais de funerais, "das cinzas às cinzas" é o ciclo da vida.
O Guardador do Meu Irmão
Então o Senhor disse a Caim, "Onde está Abel, o seu irmão?" Ele respondeu: "Não sei". "por acaso sou o guardador do meu irmão?" (Gênesis 4:9)
Essa é uma pergunta retórica da história de Caim e Abel, onde a resposta subentendida é sim. Nós somos responsáveis por nossas ações em relação aos outros.
Tão Velho Quanto Matusalém
Matusalém viveu 969 anos. Nas genealogias do Gênesis, podemos depreender que os Patriarcas tinham longevidade antes de Deus limitar a idade dos humanos para 120 anos. Ser tão velho quanto Matusalém é ser muito velho.
Fogo e Enxofre
Isso é o que Deus fez chover nas cidades de Sodoma e Gomorra por seus pecados. É simbólico da aparição da paisagem na área do Mar Morto como se ela tivesse sido destruída por Deus, e é usada como uma metáfora para um desastre iminente.
A Terra do Leite e do Mel
Essa é a descrição da terra de Canaã prometida à Abraão e uma promessa contínua aos Judeus por sua fé.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais. (Deuteronômio 6:3)
Leite e mel são referências a um bom pasto para o gado e a antiga fonte de açúcar.
O Bezerro de Ouro
Enquanto Moisés estava obtendo os dez mandamentos no Monte Sinai, o povo convenceu Arão a fazer um bezerro de ouro do ouro que eles pegaram quando estavam deixando o Egito. O bezerro de ouro veio para representar tanto a idolatria (a falsa adoração) quanto o amor ao ouro.
Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito (Êxodo 32:4).
Olho por Olho, Dente por Dente
Essa frase é constantemente mal interpretada, já que veio da tradição da Lei de Talião, a lei da reciprocidade.
Qualquer um que fere o seu vizinho deve ser ferido da mesma maneira: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Se alguém ferir seu próximo, deixando-o defeituoso, assim como fez lhe será feito. (Levítico 24:19-20)
Entretanto, isso nunca foi entendido literalmente. No evangelho de Mateus, foi repetido por Jesus durante o Sermão da Montanha:
Vocês ouviram o que foi dito, “Olho por olho, dente por dente." Mas eu digo: não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça‑lhe também a outra. (Mateus 5:38-39)
Nesse caso, a lição do sermão não era procurar compensação em ações; quando Jesus retornasse, todas as reclamações de dano ou injustiça seriam retificadas por Deus.
O Maná do Céu e Nem Só de Pão Viverá o Homem
Durante os anos no deserto, Deus costumava enviar alimento para ajudar os Israelitas a sobreviver. O maná era uma substância doce que aparecia nas plantas no orvalho da manhã. O maná do Céu indica uma intervenção divina ou um presente de Deus que não fora merecido.
Deus relembrou os Israelitas de que a vida é mais do que a mera sobrevivência, mas que a alma deveria ser alimentada também:
Ele humilhou vocês e os deixou passar fome. Depois, sustentou‑os com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar‑lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR. (Deuteronômio 8:3)
Isso foi repetido por Jesus Cristo quando foi seduzido pelo Diabo para transformar pedras em pão:
Está escrito: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 4:4)
Bode Expiatório
O processo de culpar o outro pelos seus erros. O ritual do bode expiatório foi performado pelo sumo sacerdote. As cabras eram escolhidas; uma era abatida, e a outra era enviada para a natureza selvagem. Isso era feito como uma reparação coletiva pelos pecados das pessoas, os quais seriam carregados pela cabra até o demônio Azazel.
Um Homem Segundo o Seu Coração
O primeiro rei de Israel, Saulo, acabou tornando-se um rei mau. Deus fez Samuel ungir o Rei Davi para substituí-lo.
Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. (1 Samuel 13:14).
Isso veio a significar alguém que compartilha as mesmas opiniões ou interesses, uma alma gêmea.
Como Caíram os Valentes
O rei Saulo e seu filho Jônatas foram mortos em uma batalha contra os Filisteus. Isso é parte de uma lamentação de que mesmo aqueles que foram alçados às alturas estão sujeitos ao destino (ou à vontade de Deus) de qualquer forma.
Por as Palavras na Boca
Essa é a tentativa de Joabe de trazer a rebelião de Absalão, filho de Davi, para a atenção de Davi. Ele encontra uma oportunidade e a pede para inventar uma história sobre a perda de terras indenizadas. "E Joabe lhe pôs as palavras na boca" (2 Samuel 14:3). Isso veio a significar um desentendimento ou uma interpretação literal das primeiras intenções de alguém.
Pés de Barro
Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua—esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente. A cabeça daquela estátua era de ouro fino, o seu peito e os seus braços de prata, o seu ventre e as suas coxas de cobre, as pernas de ferro, os seus pés em parte de ferro e em parte de barro (Daniel 2:31-33).
Os 'pés de barro' referem-se a um defeito escondido ou uma fraqueza em uma pessoa que poderia tombar um edifício inteiro.
A Escrita na Parede
Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real. O rei via a parte da mão que estava escrevendo. Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. (Daniel 5:5-6)
A escrita na parede é uma indicação de perigo iminente, se alguém entendesse o seu significado.
Jezabel e Dalila
Jezabel foi a responsável pela queda de Ahab, o rei do norte de Israel. Ela se opôs ao profeta Elias.
Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e adorá-lo.
(1 Reis 16:31)
Dalila foi a amante de Sansão e quem provocou sua captura pelos filisteus (Juízes 13-16). Ambos os nomes tornaram-se sinônimo de prostitutas e mulheres sensuais. Porém, eles são condenados na Bíblia por sua idolatria, e não pela sua imoralidade sexual.
Pele e Osso e Pele dos Meus Dentes
No livro de Jó, ele sofre imensamente como um teste de fidelidade à Deus.
Os meus ossos se apegaram à minha pele e à minha carne, e escapei só com a pele dos meus dentes. (Jó 19:20)
'Pele e osso' refere-se às questões essenciais da vida, enquanto 'pele dos meus dentes' indica uma margem muito pequena para algo acontecer.
Pesar na Balança
Quando os amigos de Jó disseram que ele deve ter pecado para justificar seu sofrimento, Jó respondeu:
... Que Deus me pese numa balança justa, pois conhecerá minha integridade. (Jó 31:6)
Isso veio a significar ponderar dois pontos de vistas opostos em equidade. Além do mais, em Daniel 5:27: "Pesado foste na balança, e foste achado em falta."
Lamber o Pó
Inclinem-se diante dele as tribos do deserto, e os seus inimigos lambam o pó. (Salmo 72:9)
Isso significa morrer.
Perder o Juízo
Um estado exaustivo de preocupação e desespero.
Andaram e cambalearam como bêbados, e perderam todo o juízo. (Salmos 107:27)
Quem Retém a Vara Odeia o seu Filho
Quem retém a vara odeia o seu filho; quem o ama buscará discipliná‑lo (Provérbios 13:24).
Os filhos apenas aprenderão através da disciplina.
A Soberba Precede a Ruína
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Provérbios 16:18).
Orgulho ou confiança demais em si próprio pode levar a erros, ou mesmo ao desastre.
Não Há Nada Novo Debaixo do Sol
Às vezes aplicada à vida monótona, isso também reflete a ideia de que as dificuldades da vida não deveriam nos segurar.
O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. (Eclesiastes 1:9)
Tudo Tem Seu Tempo
Há o tempo certo para tudo que acontece; o contexto pode ajudar a manter as coisas em perspectiva.
Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)
Comer, Beber e Alegrar-se
Aproveite o máximo da vida agora. O subentendido do texto é que todos nós morreremos um dia de qualquer jeito.
Por isso recomendo que se desfrute a vida, porque debaixo do sol não há nada melhor para o homem do que comer, beber e alegrar-se. Sejam esses os seus companheiros no seu duro trabalho durante todos os dias da vida que Deus lhe der debaixo do sol! (Eclesiastes 8:15).
A Mosca no Perfume
Uma imperfeição ou defeito pode diminuir o status e a posição de uma pessoa.
As moscas mortas fazem com que o perfume do perfumista exale um mau cheiro; assim, um pouco de loucura supera a sabedoria e a honra. (Eclesiastes 10:1).
A Gota do Balde
Eis que as nações são consideradas por ele como a gota do balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima (Isaías 40:15).
Isso indica um acontecimento com pouca ou nenhuma significância.
Os Ímpios Não Têm Paz
Uma indicação de que, por mais que os ímpios possam prosperar agora, a justiça de Deus os pesará no final.
"Mas os ímpios não têm paz", diz o Senhor (Isaías 48:22).
Como um Cordeiro Levado ao Matadouro
Isso vêm das passagens do Servo Sofredor em Isaías, e é utilizado nos evangelhos para contar a história do julgamento e da crucificação de Jesus de Nazaré. Comumente, ele é usado no sentido de que um inocente não tem ideia do que acontecerá com ele.
Ele foi oprimido, e ele foi afligido, porém não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim não abriu a sua boca. (Isaías 53:7)
Batismo de Fogo
Refere-se a uma primeira experiência difícil.
Respondeu João a todos, dizendo: "Eu, na verdade, batizo-vos com água. Mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar-lhe a correia das sandálias. Esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Lucas 3:16).
Cabeça num Prato
Um aviso sobre uma punição severa. Foi este o pedido de Salomé como seu presente por dançar para os convidados de Herodes Antipas.
Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato. (Marcos 6:25).
Caminhar a Segunda Milha
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. (Mateus 5:41).
Neste contexto, essa foi uma referência à lei Romana de que os civis poderiam ser forçados a carregar os equipamentos de um legionário por até uma milha. O ensinamento é que você deve ir além do que é exigido ou necessário.
Lançar Pérolas aos Porcos
Não dê aos cachorros o que é sagrado; não jogue suas pérolas aos porcos. Caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão. (Mateus 7:6).
'Lançar pérolas aos porcos' é oferecer algo importante ou valioso para alguém que não o aprecia.
Lobo em Pele de Cordeiro
Aqueles que parecem ser inofensivos geralmente não podem ser confiáveis.
Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. (Mateus 7:15)
Toda Casa Dividida Contra Si Mesma Não Subsistirá
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá." (Mateus 12:25)
Desentendimentos em um grupo podem levá-lo a sua queda. Essa frase foi notoriamente usada por Abraham Lincoln em um discurso anti-escravidão em 1858.
O Cego Guiando o Cego
Toda a planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pela raiz. Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. (Mateus 15:13-14)
Deposite a sua fé e confiança naqueles que conhecem a verdade, não naqueles que são ignorantes.
Mover Montanhas
Um ensinamento de que a fé pode conquistar tudo.
Porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: "Passa daqui para acolá", e há de passar. E nada vos será impossível. (Mateus 17:20)
Os Últimos Serão os Primeiros
Na Parábola dos Trabalhadores na Vinha em Mateus 20, os trabalhadores que atenderam ao chamado foram pagos na mesma quantia que aqueles que estavam lá antes. A frase veio para significar que mesmo na décima primeira hora, se alguém arrepende-se, a salvação é possível, e os últimos serão os primeiros.
Beijo da Morte
Comumente usada como ironia, este é o ato final que leva ao desastre ou ao fracasso.
O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no". (Mateus 26:48)
Lavar as Mãos
A frase indica que uma pessoa não tem mais utilidade para algo ou não é o culpado em uma decisão. O evangelho culpou os Judeus pela morte de Jesus, e não Pilatos.
Quando Pilatos viu que ele não estava chegando a lugar nenhum, mas que, ao contrário, uma revolta estava começando, ele pegou a água e lavou suas mãos na frente da multidão. "Estou inocente do sangue deste homem", ele disse."A responsabilidade é de vocês." (Mateus 27:24).
Bom Samaritano
Mas certo samaritano, viajando, veio até ele e, vendo-o, foi movido de íntima compaixão; (Lucas 10:33)
Os Samaritanos eram inimigos dos Judeus em Jerusalém. Lucas usou isso como um modelo de contraste; seria uma pessoa que ajuda alguém, especialmente um estranho.
Que Atire a Primeira Pedra
O Sinédrio estava pronto para apedrejar uma mulher pega por adultério. Jesus os desafiou:
Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. (João 8:7)
Em outras palavras, olhe para si primeiro antes de condenar alguém.
É Melhor Dar que Receber
Moralmente, é mais recompensador dar que receber algo.
Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: "Há maior felicidade em dar do que em receber." (Atos 20:35)
Convertido no Caminho para Damasco
Essa é a história da conversão de Paulo de Tarso de um perseguidor de Cristãos para um fiel em Atos 9. Isso indica uma revelação divina ou uma iluminação que muda totalmente a vida de alguém.
O Amor ao Dinheiro é a Raiz de Todos os Males
O amor ao dinheiro acima de todas as outras coisas eventualmente leva à queda.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. E nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10)
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse
No livro Bíblico de Revelação ou Apocalipse (6:1-8), os anjos abriram documentos secretos, e quatro cavaleiros apareceram como uma indicação da fúria de Deus antes dele instituir seu reino na Terra. Os pergaminhos revelaram cavalos de cor branca, vermelha, preta e pálida. Eles indicaram guerra, fome, conquista e morte. Em tempos de crise, as pessoas atentam-se a essas indicações para determinar se são presságios de um colapso social ou econômico.
Armagedom
"E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom" (Apocalipse 16:16).
Esse lugar foi onde as nações reuniram-se para ir ao sul de Jerusalém para a batalha final na visão de João de Patmos. Do hebreu har ("montanha"), har-Megiddo significa a montanha de Megido no Vale de Jezreel. O Armagedom é usado amplamente como a batalha final que já foi mostrada em filmes de ficção científica, onde a sociedade precisa se reorganizar para sobreviver.
A Prostituta da Babilônia
E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. (Apocalipse 17:5)
Babilônia foi a encarnação do mal que destruiu Jerusalém e o Templo de Salomão em 587 a.C. Ela é usada no Apocalipse como um símbolo de Roma. A prostituta da Babilônia é utilizada como uma crítica a governos opressivos e perseguições.